terça-feira, 26 de março de 2013

São Paulo - Natal: A Trip em detalhes

22/02/2013 - Concentração

Jipe revisado, malas prontas! No Troller, fiz apenas uma revisão básica, comandada pelo Júnior na oficina Atacama 4x4 troca de óleo, verificação das pastilhas e discos de freio, e reparo de um pequeno defeito no ar-condicionado. O pneu utilizado foi o SAVERO 31 de uso misto, que se adaptou tranquilamente a todos os tipos de terrenos que passamos (asfalto, terra e areia). Fora isso, o jipe é todo original. Levamos no porta-malas uma cinta de reboque, 1 litro de óleo,  cabo de transferência de energia e lanterna. 


23/02/2013 - São Paulo (SP) - Búzios (RJ)

As 7:00 da manhã, saímos de São Paulo em direção a Búzios, no Rio de Janeiro, pela Rodovia Presidente Dutra (BR 116). Chegando no Rio de Janeiro, basta cruzar a Ponte Rio-Niterói e seguir em direção a Região dos Lagos. No total, foram 583 quilômetros. Chegamos em Búzios as 14:30. Ficamos hospedados na excelente Pousada Chez Wadi, na Praia de Manguinhos. Depois de dar um mergulho no mar e na piscina da Pousada, jantamos em um restaurante localizado na famosa Rua das Pedras.







24/02/2013 - Búzios (RJ)

Depois de um café da manhã completo, decidimos conhecer a Praia Azedinha, pequena e com água transparente. Nadamos, tomamos cerveja e nadamos novamente. Passamos também pela Praia Azeda e fomos caminhando até a Praia João Fernandes. Isca de peixe com cerveja no quiosque Pomba. Este já era nosso último dia em Búzios.







25/02/2013 - Búzios (RJ) - Vitória (ES)

Road Trip! Deixamos a Pousada as 10:00 e seguimos até Rio das Ostras (RJ), onde pegamos a BR 101 sentido Vitória (ES). Trecho muito bonito, sinuoso e com intenso tráfego de caminhões. Chegamos as 17:00 depois de rodar apenas 416 quilômetros. Lá, caminhamos na Praia de Camburi (orla principal). No restaurante Partido Alto, comemos a famosa moqueca com pirão e arroz. Pernoite no Ibis Budget Vitória.








26/02/2013 - Vitória (ES) - Cumuruxatiba (BA)

Acordamos bem cedo e as 7:00 já estávamos na estrada. Pela BR 101, fomos até Teixeira de Freitas (BA). De lá, seguimos para Prado (BA). Há duas opções para chegar em Cumuruxatiba (BA), uma delas é pelo litoral, utilizando estrada de terra que beira a praia em vários momentos. Fica intransitável nos dias de chuva, mas como o céu estava azul, decidimos ir por ela. O caminho é de tirar o fôlego, a paisagem é incrível, e alguns mirantes permitem apreciar as águas azuis do mar no sul da Bahia. As 15:00 chegamos na Pousada Villa Cumuru. Distância percorrida: 461 quilômetros. 

Nossa pousada ficava de frente para a praia, tinha piscina, rede, varanda, excelente chuveiro, ar-condicionado, cama com véu, e o principal: zero sinal de celular! Jantamos no Hermes, um pequeno restaurante a 50 metros da nossa Pousada. Uma bela moqueca iluminada pela lua cheia na beira da praia fechou o dia com chave de ouro.













27/02/2013 - Cumuruxatiba (BA)

Depois de tomar um belo café da manhã, pegamos duas bikes para fazer um reconhecimento do local. Pedalamos pela estrada de terra e pela praia até Rio Pequeno, totalizando 10 quilômetros. Pegamos o carro e subimos até a Praia de Barra do Cahy, a 18 quilômetros do centro. A praia é simplesmente linda, deserta, há muitas falésias, coqueiros, rios e sombras. 

No final do dia, jantamos no restaurante Terraço, bem próximo da nossa Pousada. Comida de primeiríssima qualidade!! 












28/02/2013 - Corumbau (BA)

Dia de passear de barco!!! Embarcamos no Libra as 09:00, sob o comando do Sr. Antonio, uma figura, contador de histórias e tocador de gaita. Passamos por todas as praias de Cumuruxatiba: Rio Pequeno, Moreira, Imbassuaba, Barra do Cahy e finalmente Corumbau, nosso destino final. No meio do caminho, paramos para fazer mergulho livre do Recife de Carapeba.

Uma das praias mais lindas da viagem. Água morna, transparente e praticamente deserta. Tomamos algumas cervejas e almoçamos na Barraca do Lourinho. Chegamos na Pousada por volta das 17:00. Jantar leve e cama!









01/03/2013 - Cumuruxatiba (BA) - Trancoso (BA)

A primeira etapa da viagem foi uma estrada de terra bem pesada, de Cumuruxatiba (BA) até Itamarajú (BA). De lá, rodamos 45 quilômetros na BR 101 até Monte Pascoal (BA), e depois mais 40 quilômetros até Caraíva (BA). 

Topamos com um tiozinho que carregava mais de 100 galinhas na garupa da moto quando a corrente quebrou e ele caiu. Rebocamos a moto, ele e as galinhas até uma fazenda e partimos. 

Passamos pela Praia do Espelho e finalmente chegamos em Trancoso (BA) as 14:00, depois de rodar um total de 218 quilômetros. Ficamos hospedados na Pousada Jacarandá, almoçamos no restaurante Portinha, localizado no famoso "Quadrado" e vimos o entardecer na Praia dos Coqueiros. 







 


02/03/2013 - Trancoso (BA)

Acordamos bem cedo e fomos para a Praia do Espelho, reconhecida como uma das mais bonitas do Brasil. Passamos o dia no quiosque Aconchego do Espelho, eles cobram consumação mínima de R$ 30,00 por casal, oferecem sombra e espreguiçadeiras na beira do mar. Vale a pena! 

Na hora de ir embora, fomos surpreendidos pela visita de uma pequena preguiça no estacionamento da praia. A noite, jantar especial no tradicional restaurante Capim Santo.











03/03/2013 - Trancoso (BA)

Último dia em Trancoso. Depois do café da manhã, uma bela caminhada de 40 minutos pela praia até Rio da Barra. Nadamos no rio de correnteza leve, tiramos algumas fotos e curtimos a paisagem das falésias. 

Voltamos até a Praia dos Coqueiros. Água, cerveja, queijo coalho e ducha gelada no quiosque Uxuá. Almo-janta no Portinha, mergulho na piscina da pousada, banho e cama.













04/03/2013 - Trancoso (BA) - Itacaré (BA)

Depois de uma excelente noite de sono, acordamos com uma leve chuva, vontade 0 de sair da cama. Saímos de Trancoso (BA) rumo a Itacaré (BA), novamente utilizando a BR 101. Chegando em Ilhéus (BA), pegamos a BA 001, uma bela estrada litorânea. Nesta etapa, rodamos 449 quilômetros em aproximadamente 6 horas.

Nos acomodamos na Pousada Abaré e fomos assistir o espetacular Pôr do Sol na Praia das Conchas. Jantamos no Manga Rosa, sobremesa no Gelato Gula, ambos na rua Pituba. Lá ficam todos os bares, restaurantes, agencias de passeios e lojas. 









05/03/2013 - Itacaré (BA)

Dia intenso em Itacaré! Logo pela manhã, partimos rumo a linda e pequena Praia do Havaizinho (do centro de Itacaré, são 15 minutos de carro e 20 minutos de trilha leve). De lá, tomamos a trilha de 25 minutos pela encosta, que termina na Praia da Engenhoca. Novamente ficamos de impressionados com a beleza desta outra pequena praia, que tem água cristalina, ducha de água doce e cerveja gelada.

Passamos a tarde na Praia de Itacarezinho, tomando sol e cerveja. Pra fechar o dia, um banho na famosa cachoeira do Tijuípe. Voltamos para a Praia da Concha e paramos pro almo-janta no Ximbica. Lá, comemos um peixe frito com pirão, arroz, farofa e salada. Uma beleza!!! Fechamos a noite com sorvete de açaí com banana no centrinho.













06/03/2013 - Itacaré (BA)

Decidimos encarar a "assustadora" trilha para chegar na Praia de Jeribucaçu. Na verdade, é impossível se perder e há uma subida um pouco chata na volta, mas nada impossível! A praia é um paraíso. Super pequena, com um rio que se encontra com o mar na lateral. Quem vai a Itacaré não pode deixar de conhecer!!

Passamos a tarde na Praia da Concha, para novamente assistir o Pôr do Sol. Lá, conhecemos o simpático Gutemberg e sua cachorra Ganja. Jantamos em um rodízio de pizza, sorvete clássico e cama...









07/03/2013 - Itacaré (BA) - Praia do Forte (BA)

Saímos as 09:00 de Itacaré e escapamos da BR 101. Pegamos a BA 001 novamente e chegamos na Ilha de Itaparica (BA). De ferry-boat, chegamos em Salvador (BA) e pela Linha Verde ou Estrada do Coco, chegamos na Praia do Forte (BA).

Demos um mergulho na piscina da Pousada, caminhamos pela praia e vimos o Projeto Tamar soltando filhotes de tartaruga no mar. Pra fechar o dia, tomamos um açaí na tigela e cama!

No total, rodamos 313 quilômetros em 6 horas.














08/03/2013 - Praia do Forte (BA)

Acordamos cedo e fomos direto para as piscinas naturais. O melhor lugar para mergulho livre fica próximo ao Projeto Tamar e chama-se Papa-gente. Vimos muitos peixes! Fizemos boas fotos e vídeos.

Depois visitamos o Projeto Tamar. É impressionante como as tartarugas são enormes e ao mesmo tempo tão frágeis. Curtimos o fim da tarde na praia, depois almoçamos e capotamos na rede da pousada. A noite, passeio da vila, algumas compras, açaí na tigela (de novo) e cama.









09/03/2013 - Praia do Forte (BA) - Aracaju (SE)

Aproveitamos a manhã na piscina da pousada e as 11:45 partimos pela Linha Verde em direção a Aracaju (SE). As 15:00 já estávamos na capital sergipana. Almoçamos um belo salmão com arroz, legumes, farofa e Skol gelada de frente para o mar. Andamos um pouco na orla de Atalaia e as 18:00 fomos para o Hotel Praia e Mar. Rodamos apenas 269 quilômetros neste dia.





10/03/2013 - Aracaju (SE) - São Miguel dos Milagres (AL)

Saímos de Aracaju muito cedo e cheios de disposição, já que o próximo destino era o tão esperado São Miguel dos Milagres.

O movimento na estrada estava muito intenso, com vários desvios e obras por conta da duplicação da BR 101. Depois de entrar no Alagoas, seguimos pela AL 101, uma estrada alternativa que vai beirando o litoral. Depois de Maceió, rodamos pouco mais de uma hora e lá estávamos nós! São Miguel do Milagres!!

Mar azul, muitos coqueiros, e todo o conforto da requintada Pousada Aldeia Beijupirá, que conta com uma piscina enorme, quarto maravilhoso, atendimento personalizado e 3 dias para aproveitar.

Foram 404 quilômetros rodados em 8 horas.











11/03/2013 - São Miguel dos Milagres (AL)

Certamente o dia mais intenso da viagem. Depois do café da manhã, fomos conhecer a famosa Praia do Patacho, eleita pelo Guia 4 Rodas como uma das praias 5 estrelas do Brasil. De jipe, saímos da Pousada e 2 minutos depois havia indicação. Estacionamos e nos deparamos com uma praia de tirar o chapéu. Mas depois de andar 5 minutos na praia, chegamos na nossa pousada! Resumindo, estávamos na Praia da Laje, e não no Patacho. Os moradores de São Miguel dizem que a Laje é muito mais bonita que o Patacho. E vimos que eles tinham razão.

Depois disso, fomos até a verdadeira Praia do Patacho, muito linda também. Seguimos para a Praia do Toque. Entrei no mar e algo me espetou no dedão do pé. Começou a latejar e inchar. Voltamos para a pousada.

Depois de um pouco de gelo no pé e álcool no cérebro, combinei com o Wil (garçom da pousada) de deixar uma garrafa de champagne nas espreguiçadeiras de frente pro mar. Peguei as alianças, chamei a baixinha e pedi ela em casamento. E ela disse SIM!

Aí foram horas de emoção, beijos, abraços e muitas taças de champagne, até que esvaziamos a garrafa. Na hora do nosso suposto jantar de comemoração, passei mal, fiquei muito enjoado e não consegui comer. Voltei pro quarto e capotei! Nunca esqueceremos esse dia.













12/03/2013 - São Miguel dos Milagres (AL)

Já noivos, resolvemos dar um mergulho!

As 09:00 em ponto, o jangadeiro Cícero nos esperava na frente da pousada. Ele nos levou até as belíssimas piscinas naturais do Patacho, um verdadeiro espetáculo da natureza. O Guia 4 Rodas acertou, é 5 estrelas mesmo.

Nadamos por mais de uma hora nas águas mornas, entre cardumes coloridos, corais, polvos, ouriços e muita paz. Na volta, depois de um mergulho na piscina da pousada, tiramos uma bela soneca. Acordamos e ficamos por ali, água de coco, pastéis, caminhada na praia, piscina, banho, filminho no quarto e boa noite!













13/03/2013 - São Miguel dos Milagres (AL) - Pipa (RN)

De São Miguel dos Milagres (AL) até Pipa (RN), passando por Maragogi, Porto Calvo(??), Ipojuca e Recife (PE), cruzando a Paraíba e o começo do Rio Grande do Norte. 

Por conta de uma obra na BR 101 ao norte de Recife, surge um engarrafamento gigante. Um moto táxi aparece e diz que por R$ 10,00 nos tiraria daquele sufoco. Ao invés de ficar 1 hora parados, levamos 10 minutos seguindo o cara até chegar de volta a estrada. Valeu! Entramos na Paraíba e vimos o famoso Rei das Coxinhas. Uma única coxinha equivale a uma feijoada! 

Chegamos em Pipa as 17:00, sem energia, depois de rodar 471 quilômetros. Piscina, banho, rango e cama na Pousada Mãe Natureza, que tinha tarifas promocionais no site Booking.com.








14/03/2013 - Pipa (RN)

Como só tínhamos um dia inteiro em Pipa, escolhemos relaxar na Praia do Amor. Nos deparamos com um local deslumbrante ao chegar no topo das falésias e ver o mar lá embaixo. No canto direito, piscinas naturais e no canto esquerdo muitas pedras. No fim do dia a maré sobe e as ondas ficam boas para surfe. A praia tem boa infra-estrutura, com quiosques, duchas de água doce e banheiros.

Voltamos para a pousada caminhando debaixo de um sol escaldante. Banho de piscina, banho de chuveiro, soneca, almo-janta, sorvete, uma partida de buraco e cama.









15/03/2013 - Pipa (RN) - Natal (RN)

Depois de tomar café da manhã e fazer check out na pousada, fomos até o Chapadão, uma enorme falésia entre as praias do Amor e Minas. Muito bacana! Fizemos alguns vídeos com a GoPro, tiramos fotos e andamos pelas falésias a pé e de jipe.

Pegamos a BR 101 sentido Natal (RN). Almoçamos em Ponta Negra e fomos entregar o Troller na Transcarlos, empresa especializada em transporte de veículos. Naquele momento terminava a nossa viagem pela BR 101. No total, rodamos 3.858 quilômetros. O Troller se comportou muito bem em todo o trajeto, manter o tanque abastecido foi suficiente para ele nos levar até o nosso destino final.

Petiscos e cerveja no Old Five, localizado na base do Morro do Careca, com Nelson, Lorena e Pedroca (meu afilhado). Pernoite na Pousada Itália.














16/03/2013 - Natal (RN)

Nelson, Lorena e Pedroca nos levaram para passar o dia na Praia de Camurupim. A praia é bem tranquila e gostosa, tem um quebra-mar em toda sua extensão, protegendo banhistas das fortes ondas.

Saímos de lá e fizemos um city tour, passando pelo famoso cajueiro, alguns mirantes, via costaneira e o forte dos holandeses. Jantamos espetinho num bar muito agradável e voltamos para a pousada.















17/03/2013 - Natal (RN) - São Paulo (SP)

Fecha a conta! Hora de arrumar as malar e voltar para o mundo real. Almoçamos em Ponta Negra e fomos direto para o Aeroporto de Natal. Três horas depois estávamos em casa, com energia renovada para mais um ano de trabalho. 

Vídeo da viagem: http://www.youtube.com/watch?v=fHHDjLm7HCg

Em breve, começaremos o planejamento da nossa próxima viagem: Bonito (MS).